quinta-feira, 19 de abril de 2012

fernando pessoa aquém do eu, além do outro


todo mundo sabe que a fortuna crítica de fernando pessoa é, praticamente, inesgotável, basta dar uma chegadinha no site da "casa fernando pessoa" e ver a quantidade de registros. isso, de certa maneira, se torna um problema para quem, como eu, deseja trabalhar com o poeta português. então, no meio de tantas referências é bom contar com a intuição e com as indicações precisas. pois foi assim que busquei a nova edição do livro "fernando pessoa - aquém do eu, além do outro", da ensaísta leyla perrone-moisés (bem, é de 2001, mas se considerarmos que a primeira é de 1982, esta, a 3ª, pode ser considerada nova...). independente da análise lacaniana que me parece muito insistente, é um gosto ler quem conhece mesmo de teoria de poesia, e não tem medo de fazer afirmações que possam causar incômodos a certos redutos da "academia" contemporânea. eu, particularmente, me identifico com muitas de suas críticas em relação a essa coisa chata que teima em ver os heterônimos como "entidades independentes", ou "encarnações de outros espíritos", etc, como se todos não fossem parte de um mesmo processo de ficcionalização. de fato, há estudos que são clássicos; este é um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário