sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

sobre guimaraes rosa


                                       Sobre João Guimarães Rosa


                        ROSA ------------------------------- LISPECTOR

                           |                                                          |

                   regionalismo                                       urbanismo

                    è  metafísica do sertão                           è  metafísica da cidade

                                                                ß

                                                experimentalismo lingüístico

                                                e de gênero: narrativa + poesia

 
 

- SAGARANA (1946)               - CORPO DE BAILE / GRANDE SERTÃO ( 1956)

- PRIMEIRAS ESTÓRIAS (1962)

- TUTAMÉIA (1967)

- ESTAS ESTÓRIAS (1969)

- AVE, PALAVRA (1970)

 

-                ROSA                           X                       romance de 30

             - mágico                                                        - lógico

             - lendário                                                       - verossimilhança

             - discurso elíptico                                          - discurso linear

             - oralidade                                                      - não-oral

 

-          técnica do romance regionalista:

           - Alencar e os românticos

           - Oliveira Paiva e os real/naturalista

           - Monteiro Lobato, Euclides da Cunha e os pré-modernistas

           - ciclo do romance do nordeste

                                        X         ( ruptura, oposição, insólito )

-          Guimarães Rosa

è         mágico / lógico

è         lenda / real

è         mistura, abolição de fronteiras

 

-                                prosa roseana: trajetória para uma educação ---------- “romance de educação sentimental”, ascese para o conhecimento

 - revolução idiomática: linguajar sertanejo + arcaísmos + exploração sonora

                                                                                                               sintática

                                                                                                               semântica

 

-                                temas: jagunçagem / coronelismos ------ metafísica do homem rural

 

-                                sentido de circularidade

 

 

A hora e vez de Augusto Matraga, in Sagarana
 

1.      Nhô Augusto: fazendeiro valentão

                                  Briguento

                                  Desrespeitador

                                     ßÞ   MAL

                                                 ¯®      abandono da família

                                                              surra e marcação à ferro

                                                                             ß

                                                               exílio: vida / morte / vida

                                                                                                 ø

2. AUGUSTO ESTEVES: - auxílio do casal de negros: recuperação das feridas

                                           - espaço afastado: estrangeiro ==== para criticar é preciso

                                                                                                      distanciamento

                                           - vida nova: trabalho exaustivo

                                              ßÞ  BEM === anúncio da hora: recuperação da alma

                                              ¯®      mas o passado retorna: Joãozinho Bem-bem

               

                                   Joãozinho   X     Nhô Augusto

                                         |              

                               duplo ---- antípoda (mal) ===== anunciador da morte

                                                                  |

                                                           o passado

 

3. AUGUSTO MATRAGA: - luta pelo BEM --------- prevalecer a noção de BEM: perdão

                                                                                     perdoar o outro é perdoar a si   ø

 

                                             - morte: homicídio duplo / suicídio

                                                  è  nome de batismo: identidade primeira: momento primordial do homem: essência

 

 

·         sobre Grande sertão: veredas

              

- elementos desencadeadores da narrativa:

a)      amor estranho por Diadorim, colega de jagunçagem: o que é o Amor?

b)      Pacto com o Diabo: o que é o Mal? Quem é o Mal?

        ßÞ  narrativa: oralidade do discurso ====== narrador = contador de causos

                      conta para saber e não para informar: especular idéia  ø

 

c)      objetivo do relato de Riobaldo: tornar lógica a sua vida; separar os opostos:

citação páginas 206/207

     è mundo misturado ===== mescla das formas narrativas e seus elementos

     è Jõe Bixiguento: episódio de Maria Mutema

                                                    ß

                            assassinato do marido com chumbo derretido induz suicídio do

                            padre com calúnia e difamação

                                 ßÞ arrependida, torna-se santa

               ¯®  violência da palavra como o chumbo

                                                |                           |

      mata o padre pela inoculação da           mata o marido

       mentira: o Mal

              

               ¯®  princípio da mistura: hibridização

                                    mundo ============== relato

                                                                 ||

                                                 assim também é o romance

 

- elementos do híbrido:

 

1. linguagem ======= misturada --- objetivo: pureza; volta metafísica à origem do verbo

                 achado verbal ø                                                        |

                            |                                                                     |

          trabalho artesanal sobre a palavra                     criação primordial: fundação

                            |                                                                     |

              - ênfase expressiva (poética)                         dimensão mítico-metafísica

              - repúdio ao lugar-comum

                  è NONADA ==== coisa de nenhum ser ou de pouca importância

                            |

                      uso antigo do sertanejo

             - base lingüística: falar regional do norte de Minas Gerais

                                                           ß

                              * oralidade extrema                           * acréscimos: latinismos

                                             |                                                                  arcaísmos

              idioleto roseano: feito de materiais                                           indianismos

              lingüísticos heterogêneos mas                                                   neologismos

              homogeneizantes --- paradoxo                                                  estrangeirismos

                                                                                             è  vasto saber lingüístico

 

 

            sobre a terceira margem do rio, in.: Primeiras estórias, de 1962

  

- narrador homodiegético ------ narra para pedir perdão

                                                                                 |

                                                           fracasso ao tomar a si o encargo da transcendência

 

               travessia constante

                           |

               vida Û morte ( ambas margens do rio)

ß                        ß

         sanidade Û loucura

 

-                                travessia constante: rio que sempre segue == metáfora fundadora

                                                                                          da obra rosiana

 

·         travessia constante ---- margem desconhecida

·         margem onde mora a família ---- vida

·         margem de lá ------ morte

·         terceira margem: o rio constante: transcendência

è         questões metafísicas e ontológicas

 

 

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