quarta-feira, 12 de junho de 2013

aula 03 lima



                                     A prosa de Lima Barreto

- literatura regionalista  =======  literatura no espaço urbano
                                                                                |
                                                        objetivos: idênticos da lit. regionalista

                              - adaptação do espaço:
                                             |
                                       mundo rural em suas formas
                                             è
                                                 vida suburbana
                                                  |                       |
                                    classes humildes           |
                                                 /                  nunca apareceram na lit. como espaço idôneo
                          visão crítica: não à
                         autocomplacência ornamental euclidiana
                                      è   buscar a origem do Brasil pela depuração:
                                           /                      |
              crítica + próxima da                    |
             realidade                                    temas
                                                                linguagem
                                                                eleição de personagens
                                                                               ß
                                                            oposição frontal às teorias científicas da
                                                            época: determinismo racial
                                                              è crítica enfurecida ao racismo



- Procedimentos usuais: - abandono radical do mundo helênico
                                       - intenção explícita em revelar/desvelar a vida suburbana
                                                                                                            è classe média
                                       - eleição de personagens simples: origem humilde
                                       - caricatura dos mandatários e elite de maneira geral
                                       - escrita desleixada, apressada e coloquial [ X Coelho Neto / Rui
                                          Barbosa / Olavo Bilac, enfim, a Academia ]
                                       - crítica às instituições:
                                                    |
                                             Triste fim de Policarpo Quaresma
                                                               X
                                                      ufanismo de Afonso Celso
                                                      linguagem euclidiana
                                                      preconceito lobatiano
                                                       etc.
em Triste fim... duplicidade de planos:
                              /                          \
                       narrativo                 crítico
                             |                              |
      relato dos percalços do          enfoque dos limites da
  brasileiro em sua pátria              ideologia


- obras importantes:
Recordações do Escrivão Isaías Caminha: linha autobiográfica em que se percebe a ojeriza ao racismo

Triste fim de Policarpo Quaresma

Numa e a ninfa

Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá

Clara dos Anjos


-          sobre Triste fim de Policarpo Quaresma:

-          elementos da crônica: cenas do cotidiano / linguagem fluente (oral e coloquial)

-          tempo: cronológico: * quadro social nos primeiros anos da República
·         fatos históricos e sociais ocorridos 20 anos antes da elaboração do romance (publicado originalmente em folhetim no Jornal do Comércio, entre 11/agosto a 19/outubro de 1911)
·         tempo diegético: governo de Peixoto (1891/1894)

n  questões sobre o tempo: tempo de carência (início)
n                                         tempo de carência (fim)

                                          por quê?

-          espaço físico: subúrbio de Rio de Janeiro / zona rural (Sossego)
-          espaço horizontal: o herói desloca-se horizontalmente na terra em busca de um ideal de nacionalidade (o Brasil que só existe na sua imaginação)

-          narrador heterodiegético: 3ª ps. --- objetividade

-          temática: nacionalismo como valor a ser revisto dentro de um referencial histórico-social através do confronto entre o ufanismo abstrato de Quaresma e a realidade concreta do cotidiano nacional

-          reformas de Quaresma:

·         plano cultural: adoção do tupi-guarani como língua oficial
·         estudos exaustivos da geografia e da história do país
·         adoção dos costumes dos tupinambás
·         violão como importância às camadas populares
·         FRACASSO: trancafiado num hospício
·         plano agrícola: sítio “Sossego”
·         tentativa de conscientização dos agricultores
·         união dos trabalhadores rurais
·         reforma na agricultura
·         novos métodos de plantio
·         problemas no escoamento da produção
·         FRACASSO: peste dizima animais e plantação + falta de solidariedade entre os homens rurais
·         plano político: engajamento na Revolta da Armada a favor do Presidente
·         respeito às instituições cívicas do país
·         denúncia de maus tratos e assassinatos a presos políticos
·         FRACASSO: condenação à morte por ser perigoso ao sistema instituído

- a visão de Quaresma vai do abstrato para o concreto:
-          ufanismo
-          telurismo (apego à terra)
-          política ( na política vê o Brasil real e não o do seu sonho)

-          personagens: Ricardo Coração dos Outros

-                               OLGA: cosmovisão diferente das demais personagens: superação do pessimismo e da acomodação: vê a ação terapêutica e transformadora do tempo

-                                     encontro com RICARDO: remete às classes populares

+ antecipação do MODERNISMO: Quaresma se preocupa com a linguagem oral do caboclo – aspectos não elitistas da Língua Portuguesa.






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